29/05/2015

GEOGRAFIA #001 - Dia do Geógrafo | Velho Chico

GEOGRAPHY #001 - Geographer's Day | São Francisco River


--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

UHE PAULO AFONSO | RIO SÃO FRANCISCO
Paulo Afonso | Brasil
Anthony Almeida | 2012

Hoje é um dia especial para mim e muitas outras pessoas que escolheram a Geografia como profissão. Professores e bacharéis. Graduandos, mestrandos e doutorandos. Graduados, mestres e doutores. Parabéns pelo nosso dia! Parabéns por ter a capacidade de analisar o espaço que produzimos e vivemos! Hoje é nosso dia!

Aproveito esta data para homenagear e refletir sobre o Rio São Francisco, preciosíssimo para o Nordeste Brasileiro! Na imagem vemos a saída das águas da Usina Hidroelétrica Paulo Afonso I-II-III para o leito do Rio São Francisco, em Paulo Afonso, município baiano.

As águas verdes do Velho Chico chamaram minha atenção desde a primeira vez que as vi. É incrível ver um rio tão caudaloso em pleno semiárido nordestino. É incrível também entender sua preciosidade para o Nordeste! Manancial de água permanente para consumo humano, animal e vegetal. Reservatório para várias espécies de peixes e outros seres de água doce. Divindade para os indígenas. Recurso natural para os agricultores (familiar ou agroindustrial). Fonte de renda e sobrevivência para inúmeros pescadores. Hidrovia para outros tantos barqueiros. Acesso a várias cidades ribeirinhas. O que seria de Brejo Grande/SE, Piaçabuçu/AL, Penedo/AL, Neópolis/SE, Propriá/SE, Piranhas/AL, Canindé de São Francisco/SE, Delmiro Gouveia/AL, Paulo Afonso/BA, Petrolândia/PE, Itacuruba/PE, Belém de São Francisco/PE, Lagoa Grande/PE, Petrolina/PE, Juazeiro/BA, Sobradinho/BA, Remanso/BA, Bom Jesus da Lapa/BA, Pirapora/MG, Três Marias/MG, sem Chico?

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) tem várias Usinas Hidroelétricas que geram energia para abastecer a maior parte da Macrorregião Nordeste do Brasil. Um sistema gigantesco! UHE's de Xingó, Paulo Afonso I, II, III e IV, Moxotó/Apolônio Sales, Itaparica/Luiz Gonzaga, Sobradinho... O que seria das várias cidades nordestinas sem as águas do Rio da Integração Nacional? Salvador/BA, Aracaju/SE, Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN, Fortaleza,/CE, Teresina/PI... 

Sou nordestino com muito gosto! Mas agora estou longe disso tudo!
Hoje acordei em Presidente Prudente/SP e perguntei ao celular qual a temperatura aqui. Ele prontamente respondeu que "faz 11 ºC em Presidente Prudente no momento". Um pouquinho frio para quem sempre viveu dos 28 ºC para mais!

Saudades Velho Chico!
Saudades Nordeste!
Saudades Calor!

FELIZ DIA DO GEÓGRAFO!

--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

PONTAL DO PEBA | RIO SÃO FRANCISCO
Piaçabuçu/Brejo Grande | Brasil
Hugo Feitosa | 2013

Anthony Almeida
29.05.2015


2 comentários: